A Escola de Música Epitácio Leopoldino foi fundada na data de 1961 pelo Sargento Epitácio Leopoldino de Oliveira. Esta escola de Música era chamada “Escola de Música Antônio Tonheca Dantas”, em homenagem ao Eterno Músico e Compositor Norte Riograndense, de Carnaúba dos Dantas, denominando também a banda como “Banda de Música Tonheca Dantas”.

A partir dos anos 90, sob a direção do Maestro Xexéu, autorizado por lei, a banda passa a ser chamada “Banda Epitácio Leopoldino de Oliveira”. Após mudança administrativa, em 07 de Abril de 2004, ficou Instituído por Lei “Banda de Música Trampolim da Vitória” e a Escola em homenagem ao fundador: “Escola de Música Epitácio Leopoldino”.

Desde então, a Escola e a Banda foram dirigidas pelo Maestro-Diretor João Batista de Almeida até o mês de Outubro de 2018. 

Atualmente a Escola de Música Epitácio Leopoldino é constituída por 16 professores, 15 estagiários e em média 650 alunos. Sob a direção do Maestro França, estão a Banda Sinfônica Trampolim da Vitória, para  os concertos, e a Banda de Música Trampolim da Vitória, para os desfiles e apresentações formais.

Corpo da Escola:
 

Geraldo Luiz de França – Maestro Diretor
Erivanildo da Cruz Santos – Secretário
Elnaém de Castro Silva – Regente Auxiliar
Alan Deyvesson Pereira da Silva – Regente Auxiliar
Luiz Carlos Lima Filho – Arranjos e Adaptações